Antes de começar a falar dos títulos, vou postar alguns comentários (um espaço chamado Balanço de 2016) sobre como foi o ano da editora para nós, leitores de fantasia/terror/ficção científica.
Alguns avisos básicos sobre esta coluna:
1 - São apenas previsões. Apesar de em alguns casos a própria editora ter dado um mês de lançamento, atrasos podem acontecer.
2 - Cancelamentos também podem acontecer. Não são poucos os casos em que isso acontece.
3 - Qualquer responsabilidade é da conta das editoras. Eu não tenho nada a ver com isso, por favor. Queria eu ser chefão em uma editora [risos].
4 - Muitas dessas informações podem caducar ao longo do ano. Tentarei atualizá-las sempre que possível. Porém, qualquer dúvida, deixem uma mensagem no espaço de comentários que eu tento responder da melhor maneira possível.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Balanço de 2016:
A editora Arqueiro, na minha opinião, foi a melhor no que diz respeito a literatura de gênero no ano de 2016. Me recordo de que nessa mesma coluna no ano passado eu dizia que apostava no bom trabalho da editora que sempre mantinha prazos e boas edições. Não me enganei. Mesmo absorvendo um catálogo de outra editora (apesar de fazerem parte do mesmo grupo), a Arqueiro soube trabalhar bem os títulos atrasados da extinta Saída de Emergência ao lado de seus próprios títulos. Tudo isso sem perder a qualidade e a identidade editorial. Apesar disso, a editora entra em 2017 com uma responsabilidade grande: manter o bom trabalho. Falar assim parece que eu estou torcendo contra, mas esse não é o caso. É muito mais difícil manter o bom trabalho e as altas expectativas do que começar do zero. Mas, novamente eu tenho confiança na continuidade do ritmo de lançamentos.
Principais Títulos:
1 - "Meio Mundo" (Mar Despedaçado vol. 2) de Joe Abercrombie
Thorn Bathu não é uma garota comum. Mesmo tendo sido criada numa sociedade machista, ela vive para lutar e treina arduamente há anos.
Porém, após uma fatalidade, ela é declarada assassina pelo mesmo mestre de armas que deveria prepará-la para as batalhas.
Para fugir à sentença de morte, Thorn se vê obrigada a participar de um esquema do ardiloso pai Yarvi, ministro de Gettland. Ao lado dela se encontra Brand, um guerreiro que odeia matar, mas encara a jornada como uma chance de sustentar a irmã e conquistar o respeito de seu povo.
A missão dos dois é cruzar meio mundo a bordo de um navio e buscar aliados contra o Rei Supremo, que pretende subjugar todo o Mar Despedaçado. É uma viagem desafiadora, em que Brand precisa provar seu valor e Thorn fará o necessário para honrar a memória do pai e se tornar uma verdadeira guerreira.
Guiando os personagens por caminhos tortuosos em busca de amadurecimento e redenção, Joe Abercrombie mais uma vez nos maravilha com uma história grandiosa, que se sustenta sozinha por seu vigor, mas também dá continuidade à saga de Gettland e Yarvi.
Retirado da Amazon
Comentários: No momento em que você estiver lendo essa coluna, o livro já estará sendo lançado. O primeiro volume teve uma recepção mista pelo que eu pude perceber. Aqueles que estavam acostumados com o estilo visceral da série O Poder da Espada acabaram não entendendo tanto a proposta dessa outra trilogia. Eu acho que existe um pouco de injustiça aí. Apesar de ser um livro do gênero YA, Meio Rei é um livro repleto de tramas complexas e muita intriga. Isso sem chegar a um Crônicas de Gelo e Fogo, mas sem ser ingênuo demais. Apostem nele que vocês não se arrependerão.
2 - "Meia Guerra" (Mar Despedaçado vol. 3) de Joe Abercrombie
A Princesa Skara viu todos aqueles que ela amava se desfazerem em sangue e cinzas. Ela é deixada com apenas palavras. Mas as palavras certas podem ser tão mortais quanto qualquer lâmina. Se ela quiser recuperar o que é seu por direito, ela deve conquistar os seus medos e afiar a sua vontade em uma arma letal. Apenas metade de uma guerra é lutada com palavras.
O habilidoso Pai Yarvi caminhou um longo trajeto de um escravo aleijado até se tornar ministro do rei. Ele transformou antigos inimigos em aliados preciosos e costurou uma paz instável. Mas agora a cruel Avó Wexen conseguiu juntar um enorme exército a partir do momento em que os elfos entraram em guerra com Deus e colocaram Bright Yilling como comandante - um homem que venera apenas a Morte. Algumas vezes alguém deve combater o mal com o próprio mal.
Alguns - como Thorn Bathu e o espadachim Raith - nasceram para lutar, talvez para morrer. Outros - como Brand, o ferreiro e Koll, o entalhador - preferem permanecer na luz. Mas quando a Mãe Guerra espalha as suas asas de ferro, ela pode levar todas as terras do Mar Despedaçado para as trevas.
Comentários: Informação do lançamento obtida no Hangout da Arqueiro realizado no mês de janeiro. Como eu imaginei o livro fez um tremendo sucesso e a editora vai terminar a série ainda este ano. Ao que parece o lançamento deve acontecer próximo à Bienal do RJ. O terceiro volume recebeu muitos elogios e os críticos consideram o melhor da trilogia. Então, para mim é compra certa.
3 - "A Rainha das Trevas" (Trilogia das Jóias Negras vol. 3) de Anne Bishop
Sinopse retirada do Skoob
Comentários: Para a alegria dos leitores do Ficções Humanas, o terceiro volume vai sair!! Está previsto para fevereiro e a Arqueiro se prontificou a encerrar a trilogia. Ou seja, vocês saberão o final da história de Jaenelle. Para quem não conhece o livro de Anne Bishop, ele é um prato cheio para os fãs de séries como Trono de Vidro e da Trilogia Grisha: romance, fantasia e muita magia. Vale a pena pelo estilo único da ambientação da autora, um ambiente meio infernal e sombrio.
4 - "Outlander: Cruz de Fogo" (Outlander vol. 5 parte 1) de Diana Gabaldon
Retirado do Skoob
OBS: A capa acima ainda é da edição da Rocco. Assim que eu tiver a capa da edição da Arqueiro, eu substituo!
Comentários: Dando continuidade à republicação de Outlander pelo selo da Arqueiro, aqui temos a primeira parte do volume 5. Este será lançado ainda em fevereiro. Mas, não temam porque a próxima notícia vai responder à terrível pergunta de quando será publicada a segunda parte.
5 - "Outlander: Cruz de Fogo Parte 2" (Outlander vol. 5 parte 2) de Diana Gabaldon
Retirado do Skoob
OBS: Capa ainda da edição da Rocco. Assim que eu tiver a capa da Arqueiro, eu substituo.
Comentários: Pois é, para os fãs de Outlander, a Arqueiro armou essa pequena surpresinha. O volume 5 em menos de seis meses, mesmo dividido em duas partes. Será que isso significa que o volume 6 sai ainda esse ano? Uhmmmm. Algo a se pensar e a se apostar. Veremos. Para quem não conhece, essa é a série de livros que originou a fantástica série de TV que vem conquistando inúmeros fãs. Os livros já tinham uma base enorme de fãs, com o lançamento da série, esta base cresceu ainda mais.
6 - "À Margem das Sombras" (Anjo da Noite vol. 2) de Brent Weeks
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Se você é fã de fantasia, o que está esperando para conhecer o trabalho de Brent Weeks? O autor tem uma escrita sensacional e conseguiu criar um mundo sombrio que vai te prender por mais de quatrocentas páginas em uma narrativa desenfreada e sufocante. Quando você começa a ler, não quer parar mais. Ele tem uma habilidade também de mover os personagens que poucos autores possuem nos dias de hoje.
7 - "As Tumas de Atuan" (Ciclo Terramar vol.2) de Ursula Le Guin
Retirado do Skoob
Comentários: Fico extremamente feliz pelo cuidado que a Arqueiro está tendo com o livro da queridíssima Ursula Le Guin. Tratamento primoroso e merecido desta autora que merece ser mais conhecida no Brasil. O mais legal de tudo é que, como os livros são pequenos, eles estão chegando a preços muito populares e se tornando sucesso de vendas. Não sei se a editora se deu conta disso, mas eu conheço muita gente que comprou o primeiro volume. Mesmo aqueles que não curtem muito o gênero de fantasia. Como o livro é barato, ele sempre acaba fazendo parte do carrinho de compras. E dessa forma a autora vai ganhando um espaço maior sem querer. Para mim, é uma honra ser um leitor da Ursula desde a adolescência, mas a escrita dela é tão profunda que só agora, com mais idade e experiência, eu sou capaz de pescar alguns elementos mais complexos do que ela realmente quer dizer nas entrelinhas. Ah, sim, o livro sai em maio!
8 - "The Fireman" de Joe Hill
Harper Grayson, uma enfermeira dedicada e tão pragmática quanto Mary Poppins, trata de centenas de pacientes infectados antes de seu hospital queimar por completo. Agora ela descobriu as famosas marcas douradas em sua pele. Quando a epidemia se espalhou no começo, ela e seu marido Jakob, tinham feito um pacto: eles iriam lidar com o problema com as próprias mãos caso fossem infectados. Para o horror de Jakob, Harper quer viver - pelo menos até o feto que ela está carregando possa nascer. No hospital, ela testemunha mães infectadas darem luz a bebês saudáveis e ela acredita que o seu possa nascer bem também... se ela puder viver o suficiente para o parto da criança.
Convencido de que a sua esposa benfeitora está lhe deixando doente, Jakob fica desequilibrado e eventualmente a abandona enquanto sua plácida comunidade da Nova Inglaterra entra em colapso. O caos faz nascer os violentos Esquadrões de Cremação - milícias armadas que vasculham as ruas e matas para exterminar aqueles que eles acreditam carregar os esporos. Mas Harper não está tão sozinha quanto ela imagina: um estranho misterioso e carismático que ela encontrou rapidamente pelo hospital, um homem vestido com um sujo uniforme amarelo de bombeiro, carregando uma barra de ferro em forma de gancho, agarra o abismo entre a insanidade e a morte. Conhecido como O Bombeiro, ele vaga pelas ruínas de New Hampshire, um homem louco afetado pela Escama de Dragão que aprendeu a controlar o fogo dentro de si mesmo, usando-o como um escudo para proteger os caçados... e como uma arma para vingar os injustiçados.
Na época desesperada que se segue, à medida em que o mundo queima fora do controle, Harper precisa aprender os segredos do Bombeiro antes que sua vida - e a de sua criança ainda não nascida - se tornem fumaça.
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Não disse que esse iria sair? Joe Hill vem se tornando um autor muito interessante nos últimos tempos. Lentamente, ele vai se descolando da sombra que é o seu pai. Detentor de um estilo de terror que é próprio dele, The Fireman é um livro que demonstra o quanto ele evoluiu sua escrita. Para mim, é o melhor dele até o momento. The Fireman sai em maio.
9 - "Os Jardins da Lua" (Malazan Book of the Fallen vol. 1) de Steven Erikson
Retirado do Skoob
Comentários: Na minha opinião, esse vai ser o livro mais desafiador para o setor de marketing da Arqueiro. É sim um livro com um hype enorme em cima. É o sonho de consumo dos fãs ardorosos de fantasia. Porém, é um livro difícil de ser traduzido e difícil de ser compreendido. É um livro sensacional, mas exige dedicação da parte do leitor. Pode ser que ele afaste aqueles que desejam uma diversão menos complexa. Mas, advirto aos leitores do Ficções: leiam este livro. Steven Erikson tem uma escrita muito fina e recompensadora para aqueles que se mantém em suas páginas. Muitos acreditam que o autor está em um nível bem acima de ícones como Brandon Sanderson e Patrick Rothfuss. É um bom tema para discussão.
Por favor, gente, comprem. Vamos apoiar a Arqueiro nesta iniciativa.
10 - "Ninth City Burning" de J. Patrick Black
A guerra tem durado cinco séculos. Para um cadete como Jax, um dos poucos que podem manipular a força do inimigo, isto significa crescer em uma academia militar de elite, treinando para uma batalha que se aproxima - e esperando que ele esteja pronto para ela. Para Naomi, uma jovem nômade que vagueia pelas regiões selvagens de uma Terra arruinada, isso significa uma luta diária pela sobrevivência contra saqueadores que ameaçam a sua caravana.
Quando um novo ataque se aproxima, estes dois jovens guerreiros tem seus caminhos subitamente interconectados. Juntamente com um comandante militar habilidoso, porém imprudente, um trabalhador de uma fábrica escolhido como um bucha de canhão, uma linda, porém selvagem artilheira e um brilhante cientista com nada a perder - eles devem encontrar uma foma de repelir a invasão que se aproxima ou ver seu lar ser completamente destruído.
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Essa é a aposta da Arqueiro para 2017. Tenho visto o pessoal de marketing falar desse título com muito entusiasmo. Admito não conhecer o autor e seu trabalho, mas a sinopse parece ser promissora. Estou em dúvida se esse livro é uma trilogia ou um stand-alone. Não consegui obter uma informação com o autor. Mas ficção científica é um gênero que a editora está querendo investir mais e essa pode ser a resposta para eles. Espero que dê certo. Pelas informações que tenho até o momento, ele sai em agosto.
11 - "Hope and Red" (Empire of Storms vol. 1) de Jon Skovron
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: A Arqueiro se tornou famosa entre os amantes de fantasia pelos seus títulos sombrios como O Poder da Espada e a série dos Nobres Vigaristas. Hope and Red é a cara da editora. Tem tudo para se tornar um título clássico entre a estante da Arqueiro. Eu tenho uma boa expectativa quanto a ele e o título tem uma boa avaliação no GoodReads. Vamos esperar para ver. Ao que me parece vai sair em maio ou junho.
12 - "A Canção de Shannara" (Trilogia Shannara vol. 3) de Terry Brooks
Sinopse retirada do Skoob
Comentários: Apesar de a editora não ter confirmado, este é um título quase certo. Acredito que não saia nesse primeiro semestre e talvez a Arqueiro até cogite em lançar próximo da segunda temporada da série de TV. Este volume já foi traduzido e apenas aguarda capa, divulgação e todo o resto. Apesar de alguns colegas estarem um pouco ansiosos quanto ao lançamento deste título, eu não estou. Estou confiante de que ele saia esse ano.
Atualização: No Hangout da Arqueiro agora em janeiro, a Arqueiro confirmou para o segundo semestre. Viram? Eu estou tranquilo!!! E vamos torcer para a série continuar fazendo sucesso para a editora se animar a lançar mais coisas.
Algumas apostas:
"A Praia Mais Longínqua" (Ciclo Terramar vol. 3) de Ursula Le Guin
Retirado do Skoob
Comentários: Eu acredito em dose dupla de Ursulinha esse ano!! Acredito porque essa é uma série de livros pequenos e proporciona esse lançamento múltiplo. Claro que caso haja esse lançamento ele se dará mais para o final do ano. Mas, eu confio fielmente nisso.
"Outlander: Um Sopro de Neve e Cinzas Parte 1" (Outlander vol. 6 parte 1) de Diana Gabaldon
Retirado do Skoob
Comentários: Sim, eu acredito em mais um volume de Outlander ainda esse ano. Não acredito que a Arqueiro publique as duas partes, mas acredito em pelo menos um no final do ano. Algo me diz que a editora quer chegar logo nos volumes inéditos da série no Brasil. E o sucesso da série ajudou bastante também.
"Deadhouse Gates" (Malazan Book of the Fallen vol. 2) de Steven Erikson
Comentários: A boa notícia é que possivelmente existe a remota chance deste segundo volume ser lançado ainda em 2017. A má notícia é que a editora só contratou os dois primeiros volumes. Bem, para a continuidade da série, você, leitor, está intimado a comprar os dois títulos para que possamos desfrutar desta maravilha que é a série Malazan. A editora passou a bola para nós e precisamos dar o nosso feedback para ela, comprando e indicando os livros.
"The Thorn of Emberlain" (Os Nobres Vigaristas volume 4) de Scott Lynch
Um novo capítulo para Locke e Jean e finalmente a guerra que estava se desenhando no Reino de Marrows irrompe e ameaça capturar a todos em suas chamas.
E dentro de tudo isto Locke deve tentar lidar com os rumores perturbadores sobre o seu passado que foi revelado em A República dos Ladrões. Lutar uma guerra quando você não conhece a verdade do que é certo e errado é uma coisa. Lutar uma guerra quando você não sabe a verdade a respeito de si mesmo é outra bem diferente. Particularmente quando você nunca foi lá muito bom com a espada de qualquer jeito...
Sinopse traduzida por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Cidade dos Espelhos do autor Justin Cronin foi o ponto alto dos lançamentos da Arqueiro em 2016. Todos aguardavam ansiosamente pelo título e me recordo da festa que foi a chegada do original para tradução na Arqueiro. Esse tem tudo para ser a sensação de 2017. Isso porque eu acredito que o Scott Lynch termine o trabalho em maio ou junho desse ano. Tenho certeza disso. Então esperemos que no final do ano sejamos agraciados com esse título tão esperado.
"O Reino Mais Além das Ondas" (Jackellian volume 2) de Stephen Hunt
Sinopse retirada do Skoob
Comentários: Esse é o meu pedido para a Arqueiro. Essa série é tão boa e teve um marketing tão mal feito aqui no Brasil que eu fico triste. Stephen Hunt conseguiu criar uma série steampunk super leve e divertida. Quando eu li o primeiro volume, me senti lendo A Bússola de Ouro tamanha a relação que pode ser feita entre esses dois títulos. Ele merece receber um tratamento bacana pela Arqueiro. Gostaria muito que a editora pegasse esse título dos escombros da falecida Saída de Emergência.