Aleph - Autores Clássicos
A linha Star Wars foi o carro-chefe da Aleph no ano de 2015. A surpresa na divulgação dos títulos foi muito grande e a editora soube capitalizar muito bem na linha editorial. Não sei se foi planejado ou não, mas o lançamento do sétimo filme da franquia no final de 2015 ajudou a alavancar as vendas. Eu não esperava o volume de lançamentos de livros baseados na série: 2 títulos infantis e 9 títulos romanceados. Pudemos contar com praticamente um livro por mês, lembrando que o primeiro título da linha saiu em janeiro (Kenobi) e o segundo em março (Provação). A editora ainda surpreendeu lançando Marcas da Guerra de Chuck Wendig praticamente junto com o filme. Para esse ano estão previstos 10 livros; pode ser que todos sejam lançados, pode ser que não ou pode ser que mais sejam incluídos aí.
1 - "Darth Plagueis" de James Luceno
Mas poderia ele ser o único que nunca morreu?
"Você já ouviu falar da Tragédia de Darth Plagueis, o Sábio? É uma lenda Sith. Darth Plagueis foi o Lorde das Trevas dos Sith, tão poderoso e tão sábio que ele podia usar a Força para influenciar os midi-chlorians para criar vida. Ele tinha um conhecimento tão grande do lado negro que ele podia até mesmo manter aqueles de quem gostava longe do abraço da morte."
- Supremo Chanceler Palpatine, Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith
Darth Plagueis, um dos mais brilhantes lordes Sith que já viveram. Possuir poder é tudo o que ele deseja. Perdê-lo é o que ele mais teme. Como um aprendiz, ele abraça as maneiras crueis dos Sith. E quando chega a hora certa, ele destrói o seu Mestre - mas jura nunca sofrer o mesmo destino. Porque como nenhum outro discípulo do lado negro, Darth Plagueis aprendeu a controlar o poder supremo... da vida e da morte.
Darth Sidious: o aprendiz escolhido por Plagueis. Sob a tutela de seu Mestre, ele estuda secretamente os caminhos dos Sith, enquanto ascende publicamente aos cargos superiores do governo galático, primeiro como Senador, então como Chanceler, e eventualmente como Imperador.
Darth Plagueis e Darth Sidious. Mestre e acólito, almejando a galáxia para dominar - e a Ordem Jedi para aniquilar. Mas poderão eles desafiar a impiedosa tradição Sith? Ou será que o desejo de um para reinar supremo, e o sonho do outro de viver eternamente, semearão as sementes de sua destruição?
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Esse é um título muito esperado pelos fãs da série. Trata do mestre de Palpatine e desenvolve bastante da mitologia por trás dos Lordes Sith. Foi um dos títulos mais pedidos no ano passado quando a editora começou a sua enxurrada de lançamentos. Acredito que este título deva ser lançado na metade do ano.
2 - "Herdeiro de Jedi" de Kevin Hearne
Retirado do Skoob
Comentários: Primeiro título de 2016 (já em pré-venda), esse é um dos livros do novo cânone. Ou seja, são histórias que se ligam diretamente aos filmes da fanquia. Esse é um título interessante porque vai lidar diretamente com Luke Skywalker e um pouco do que ele faz logo após a destruição da Estrela da Morte. Isso é que é começar 2016 com o pé direito. Fora que a capa ficou lindíssima, muito melhor do que a simplória capa americana.
3 - "Lords of the Sith" de Paul S. Kemp
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Mais um título do novo cânone, este livro deu o que falar nos EUA. Isso porque uma das personagens principais é lésbicas e os tolos geeks da ala conservadora não curtiram isso em uma franquia tão "preciosa" como Star Wars. E ignoraram completamente o valor da história em si. Com certeza Lords of the Sith vai vender justamente por essa polêmica. Mas, ainda acredito no poder da história escrita por Paul S. Kemp, um excelente autor de ficção científica.
4 - "Rogue Squadron" (Série X-Wing volume 1) de Michael A. Stackpole
Seu próprio nome causa medo nos corações dos inimigos. Então quando o heroi Rebelde Wedge Antilles reconstroi o lendário Rogue Squadron, ele busca apenas os melhores, os mais habilidosos e os mais ousados pilotos de X-Wing. Através de um árduo treinamento e de missões perigosas, ele separa os fracos dos fortes, reunindo um grupo de guerreiros sedentos pela luta e prontos para morrer. Antilles sabe a verdade cruel: que mesmo os melhores pilotos de X-Wing da galáxia podem não sobreviver às suas missões quase-suicidas. Mas quando o Rogue Squadron recebe a missão de ajudar no assalto à altamente fortificada fortaleza imperial da Lua Negra, mesmo os mais bravos irão pensar se eles sobreviverão...
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Rogue Squadron foi um título acrescido ao rol de lançamentos de 2016. Por causa do lançamento do spin-off da série Star Wars, a Aleph decidiu acertadamente investir em um outro modelo de histórias baseadas no universo do filme: com conteúdo mais militarista e focado nas ações de batalha, Rogue Squadron é o primeiro volume de uma longa série de títulos que se chamam X-Wing. A série de livros também foi usada como inspiração para os títulos homônimos de games para diversas plataformas.
5 - "Scoundrels" de Timothy Zahn
Tudo que ele tem a fazer é se infiltrar na fortaleza ultra-fortificada de um chefão do crime do sindicato do Sol Negro e quebrar o cofre mais notoriamente impregnável da galáxia. Parece ser um trabalho digno de milagreiros.... ou de loucos. Entao Han reúne uma galeria de ladrões que são um pouco de ambos - incluindo o seu parceiro indispensável Chewbacca e o astuto Lando Calrissian. Se alguém pode se desviar, enganar e derrotar bandidos altamente armados, dróides assassinos e agentes Imperiais - e conseguir fazer o roubo do século - são os patifes de Han. Mas será que o crime valerá a pena ou irá custar a eles o preço supremo?
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Scoundrels é um título fascinante escrito por uma das melhores penas de ficção científica do mercado: Michael A. Stackpole. Fora que o título apela para os personagens mais queridos e sem-vergonha do universo de Star Wars. Para mim juntar estes três personagens em uma história que lida com o submundo da franquia é uma receita de sucesso. Não sei porque, mas algo me diz que este título deve sair no meio do ano... previsões... previsões...
6 - "Tales from the Mos Eisley Cantina" organizado por Kevin J. Anderson
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Este é um livro de contos que são contados no mais famoso bar de Star Wars. Normalmente, os fãs brasileiros tem reações adversas a livros de contos. Acho até que a gente poderia ver mais desses por aqui no Brasil. Não dá para esperar que todos eles sejam fenomenais e espetaculares. Mas, este aqui deve chamar a atenção por lidar com um ambiente conhecido em um universo riquíssimo em histórias.
7 - "The Paradise Snare" (Trilogia Han Solo volume 1) de A. C. Crispin
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Quantos de vocês, leitores, não gostariam de ver uma história centrada em Han Solo? Aí está a sua oportunidade. Esta história foca nos anos antes do encontro de Luke e Obi-Wan com Han em Tatooine. Aliás, a cena final do terceiro livro da trilogia é essa. Através desse livro vamos poder conhecer mais sobre a história do personagem e suas motivações. Só isso já serve para fazer propaganda do livro, não acham?
8 - "Dark Disciple" de Christie Golden
Mas o esquivo Dookan é uma presa perigosa até mesmo para o mais habilidoso caçador. Então o Conselho toma a corajosa decisão de trazer os dois lados da Força para combater Dookan, juntando o Cavaleiro Jedi Quinlan Vos e a infame acólita Sith Asajj Ventress. Embora a desconfiança dos Jedi pela astuta assassina que uma vez serviu ao lado de Dookan seja forte, o ódio de Ventress pelo seu antigo mestre é ainda mais forte. Ela está mais que disposta a emprestar seus talentos de caçadora de recompensas e assassina à jornada de Vos.
Juntos, Ventress e Vos são a melhor esperança de eliminar Dookan, contanto que seus sentimentos não comprometam a sua missão. Mas Ventress está determinada a ter sua retribuição e pelo menos deixar o seu passado obscuro como Sith. Balanceando suas complicadas emoções por Vos com a fúria de seu espírito guerreiro, ela decide obter a vitória por todos os lados. Um voto que será impiedosamente testado pelo seu inimigo mortal... e por suas próprias dúvidas.
Retirado do Skoob
Comentários: Para aqueles que viram a série animada Star Wars: The Clone Wars, este é um livro muito interessante. Na série uma das personagens que eu mais curtia era a assassina Asajj Ventress. Adorava todo o mistério por trás da organização de mulheres Sith e suas ligações com o Conde Dookan. Eu com certeza vou correr atrás deste livro. E, como já existe uma entrada da Aleph na descrição deste livro no Skoob, esse deve ser um dos próximos lançamentos da editora.
9 - "Lost Tribe of the Sith" de John Jackson Miller
Quintos anos atrás. Depois de uma emboscada Jedi, a nave mineradora Sith Omen permanece à deriva em um planeta remoto e desconhecido. Seu comandante, Yaru Korsin, luta contra uma facção amotinada liderada por seu próprio irmão. À deriva e face a face com a morte, a tripulação Sith não tem outra chance além de se aventurar pelas desoladas redondezas. Eles encaram todo o tipo de desafios brutais - predadores violentos, pragas letais, tribos que veneram deuses vingativos - e como verdadeiros guerreiros Sith, combatem-nos com o lado negro da Força.
Os desafios estão apenas começando para os orgulhosos e descompromissados Sith, levados pelo seu desejo de governar a todo custo. Eles irão conquistar os nativos primitivos, e irão encontrar um caminho de volta ao seu verdadeiro destino como líderes da galáxia. Mas à medida em que o seu legado cresce por milhares de anos, os Sith finalmente se encontram em um teste final e mais perigoso de todos: o inimigo que vem de dentro deles mesmos.
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Este é um projeto curioso de contos em formato digital que foram reunidos em um livro único. Não sei se a Aleph vai conseguir trazer este livro em 2016 por causa dos acréscimos feitos ao planejamento de lançamentos para o ano. Mas certamente é uma escolha curiosa dentro do universo expandido. Vale a pena por causa de todos os elementos da mitologia por trás da batalha entre os dois lados da força. Novamente cai no problema do livro organizado por Kevin J. Anderson: ser um livro de contos. Espero que com essas apostas da Aleph, a gente possa perder um pouco deste preconceito literário bobo.
10 - "Life Debt" (Trilogia Marcas da Guerra volume 2) de Chuck Wendig
Comentários: Esta é a continuação do excelente Marcas da Guerra. Pela sua conexão direta com o sétimo filme será uma compra certa para muitos fãs. Fora que a pegada do Chuck Wendig é muito boa; ele sabe mexer com a história e desenvolver personagens. Existem até alguns fóruns que comentam que a história do Marcas da Guerra teria sido melhor do que aquela apresentada em O Despertar da Força porque este se apegou mais ao fan service e ao saudosismo. Não posso dizer porque ainda não pude ver o filme, mas o livro eu gostei muito do início.