1 - "Flores para Algernon" de Daniel Keyes
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários: Essa é uma dívida de 2015. Ai, ai, ai de não publicar isso hein. É um título maravilhoso no nível de Um Cantico para Leibowitz. Um clássico eterno de extrema sutileza nas suas linhas. Uma história para fazer com que nós façamos uma reflexão sobre a vida e nossa importância para o mundo. Não tenho mais o que falar a respeito além de intimar você, leitor, a se apaixonar pela história de Charlie Gordon.
2 - "The Forever War" de Joe Haldeman
Retirado do Skoob
Comentários: Pelo que parece este título deixou de ser uma aposta e se tornou uma realidade. Mas, vou manter este título aqui dado o volume de lançamentos da Aleph em 2016. Haldeman é um dos mestres da ficção científica e seu título sempre figura entre os melhores. Para quem viu Interestelar, filme dirigido por Christopher Nolan, vai conseguir traçar alguns paralelos entre a história de William Mandella e a de Cooper. Espero ansiosamente pelo seu lançamento.
3 - "The Moon is a Harsh Mistress" de Robert A. Heinlein
É uma história de revolução, de rebelião de uma antiga colônia penal lunar contra a Autoridade Lunar que a controla da Terra. É a história de pessoas muito diferentes - um técnico de computadores, uma jovem e vigorosa mulher agitadora, e um velho acadêmico - que se tornarão os líderes de um movimento rebelde. E é a história de Mike, o supercomputador cuja senciência é conhecida apenas pelo seu círculo interno, e aquele que, por motivos que só ele sabe, está comprometido com o sucesso absoluto da revolução.
The Moon is a Harsh Mistress é um dos pontos mais elevados da ficção científica moderna, um romance que transborda temas como política, humanidade, paixão, tecnologias especulativas inovadoras e uma crença profunda na busca da liberdade do homem. The Moon is a Harsh Mistress é o vencedor do Hugo Awards de 1967 por Melhor Romance.
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos
Comentários:Esse é outro dos títulos malucos do Heinlein. Normalmente criticado pelas suas posturas conservadoras (muito no nível do Orson Scott Card), Heinlein nos presenteia com uma obra que transborda em noções alternativas como revolução, exploração de novas ideias e a crítica à noção do que é ser humano. Esse título só não recebeu mais destaque por causa da enorme sombra feita por Tropas Estelares e Estranho em uma Terra Estranha.
4 - "The Way of Kings" (Stormlight Archives vol. 1) de Brandon Sanderson
Comentários: Esse aqui é mais uma esperança do que uma realidade. Deve sair em 2017, mas eu adoraria ser surpreendido. Stormlight Archives é o magnum opus da jornada literária de Brandon Sanderson. Toda a sua habilidade como escritor está entranhada nas linhas dessa obra da mais alta fantasia. Não duvido que daqui a algumas décadas esta seja uma obra clássica no mesmo patamar de um Senhor dos Aneis ou um Crônicas de Nárnia. Este é o título que a Aleph não precisa fazer muito esforço para vender.