Ficcoes Humanas
  • As Ficções
    • Fantasia / Ficcao Cientifica
    • Filmes de animação
    • Quadrinhos/Mangás/Graphic Novels
    • Especial Ghibli
    • Aprendizes Fantasticos
  • As Realidades
    • Debates
  • As Pontes
    • Entrevistas Fantasticas
    • Premiações Literarias
  • Quem Somos
  • Links Especiais
  • Indice

Previsões de lançamentos para 2016: a editora Aleph - Algumas Apostas

5/2/2016

0 Comentários

 
Paulo Vinicius F. dos Santos
Imagem
É realmente complicado acrescentar mais coisas a este cronograma apertadíssimo da Aleph para 2016. Mas eles deixaram no ar a possibilidade de acrescentar uma coisa ou outra neste imenso maremoto de lançamentos.

1 - "Flores para Algernon" de Daniel Keyes
Imagem
Sinopse: Charlie Gordon, QI 68, é um homem gentil, mas alvo de piada de todos até que é submetido a um experimento de ampliação da inteligência humano que o tranforma em um gênio. Mas então, Algernon, o rato cuja triunfante transformação experimental precedeu a de Charlie, se enfraquece e então morre, Charlie tem que lidar com a possibilidade de que a sua salvação foi apenas temporária.
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos

Comentários: Essa é uma dívida de 2015. Ai, ai, ai de não publicar isso hein. É um título maravilhoso no nível de Um Cantico para Leibowitz. Um clássico eterno de extrema sutileza nas suas linhas. Uma história para fazer com que nós façamos uma reflexão sobre a vida e nossa importância para o mundo. Não tenho mais o que falar a respeito além de intimar você, leitor, a se apaixonar pela história de Charlie Gordon.

2 - "The Forever War" de Joe Haldeman
Imagem
Sinopse: William Mandella é recrutado no final da década de 90 para combater os misteriosos taureanos. Para viajar até o front, os soldados precisam atravessar portais chamados Colapsares, que causam uma dilatação no tempo, fazendo com que o tempo subjetivo da nave seja mais lento que o tempo "real" do universo. Ou seja, quando Mandella retorna para casa após servir por dois anos, quase três décadas se passaram na Terra. E conforme eles viajam mais longe, maior é a dilatação, passando de décadas para séculos inteiros.
Retirado do Skoob


Comentários: Pelo que parece este título deixou de ser uma aposta e se tornou uma realidade. Mas, vou manter este título aqui dado o volume de lançamentos da Aleph em 2016. Haldeman é um dos mestres da ficção científica e seu título sempre figura entre os melhores. Para quem viu Interestelar, filme dirigido por Christopher Nolan, vai conseguir traçar alguns paralelos entre a história de William Mandella e a de Cooper. Espero ansiosamente pelo seu lançamento.

3 - "The Moon is a Harsh Mistress" de Robert A. Heinlein
Imagem
Sinopse: Robert A. Heinlein foi o mais influente escritor de ficção científica de sua era, uma influência tão grande que, como Samuel R. Delaney aponta, "críticos modernos tentando brigar com sua influência se encontram lidando com um objeto semelhante ao céu ou ao oceano". Ele ganhou o Hugo Award por melhor romance quatro vezes, um recorde que ainda permanece. The Moon is a Harsh Mistress foi o último desses romances vencedores do Hugo, e é amplamente considerado como o seu melhor trabalho.

É uma história de revolução, de rebelião de uma antiga colônia penal lunar contra a Autoridade Lunar que a controla da Terra. É a história de pessoas muito diferentes - um técnico de computadores, uma jovem e vigorosa mulher agitadora, e um velho acadêmico - que se tornarão os líderes de um movimento rebelde. E é a história de Mike, o supercomputador cuja senciência é conhecida apenas pelo seu círculo interno, e aquele que, por motivos que só ele sabe, está comprometido com o sucesso absoluto da revolução.

The Moon is a Harsh Mistress é um dos pontos mais elevados da ficção científica moderna, um romance que transborda temas como política, humanidade, paixão, tecnologias especulativas inovadoras e uma crença profunda na busca da liberdade do homem. The Moon is a Harsh Mistress é o vencedor do Hugo Awards de 1967 por Melhor Romance.
Traduzido por Paulo Vinicius F. dos Santos


Comentários:Esse é outro dos títulos malucos do Heinlein. Normalmente criticado pelas suas posturas conservadoras (muito no nível do Orson Scott Card), Heinlein nos presenteia com uma obra que transborda em noções alternativas como revolução, exploração de novas ideias e a crítica à noção do que é ser humano. Esse título só não recebeu mais destaque por causa da enorme sombra feita por Tropas Estelares e Estranho em uma Terra Estranha.

4 - "The Way of Kings" (Stormlight Archives vol. 1) de Brandon Sanderson
Imagem
Sinopse: De acordo com os mitos antigos, a humanidade costumava viver nos Salões da Tranquilidade. Paraíso. Mas então os Voidbringers atacaram e capturaram o paraíso, expulsando os homens e os deuses. Os homens se estabelecem em Roshar, o mundo das tempestades. E os Voidbringers seguem os homens... Eles vieram atrás dos homens por mais de dez mil vezes. Para ajudá-los a lidar com isto, o Poderoso deu aos homens poderosas armaduras e armas místicas, conhecidas como Shardblades. Liderados por dez Arautos angelicais e dez ordens de cavaleiros conhecidos como os Radiantes, a humanidade finalmente venceu. Ou as lendas dizem que assim se sucedeu. Hoje, os únicos resquícios destas supostas batalhas são as Shardblades, cuja posse torna um homem praticamente invencível no campo de batalha. O mundo inteiro está em guerra entre si - e já fazem muitos séculos desde que os Radiantes se voltaram contra a humanidade. Reis lutam para conseguir mais Shardblades, cada um secretamente desejando ser aquele que irá finalmente unir a humanidade em um único trono. Em um mundo devastado por terríveis furacões que sopram todos os dias um jovem lanceiro é forçado a entrar para o exército de um Shardbearer, e levado à guerra contra um inimigo que ele não compreende e não deseja realmente lutar contra. O que aconteceu no passado da humanidade? Por que os Radiantes se voltaram contra a humanidade, e o que acontecem coma magia que eles costumavam manipular?

Comentários: Esse aqui é mais uma esperança do que uma realidade. Deve sair em 2017, mas eu adoraria ser surpreendido. Stormlight Archives é o magnum opus da jornada literária de Brandon Sanderson. Toda a sua habilidade como escritor está entranhada nas linhas dessa obra da mais alta fantasia. Não duvido que daqui a algumas décadas esta seja uma obra clássica no mesmo patamar de um Senhor dos Aneis ou um Crônicas de Nárnia. Este é o título que a Aleph não precisa fazer muito esforço para vender.

 

0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Livros A a Z

    Clique aqui para uma lista dos livros de fantasia e ficção científica resenhados, por autor.
     
    Pré 2015

    Anteriores

    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015

     

      Receba nossa Newsletter

      (semanal, com o resumo das publicações do site)
    Participar

    Feed RSS

    Avaliações de Livros

    As avaliações feitas nas resenhas levam em consideração um critério não-numérico por ser mais voltado para a nossa paixão pelos livros e o amor que sentimos ao lê-los. Nossas resenhas agora empregam uma coruja, o símbolo da sabedoria.

    1 Coruja = Normal; não gostei demais, nem de menos.
    2 Corujas = Gostei, mas faltou um pouquinho mais para eu realmente me animar e espalhar aos quatro ventos sobre o livro.
    3 Corujas = Épico... simplesmente fenomenal.
    Coração Partido = Não curti; talvez para outra pessoa possa gerar algum tipo de emoção.

    Imagem
    Picture
    Imagem

    Paulo Vinicius's currently-reading book montage

    O Cemitério
    The Deaths of Tao
    All the Birds in the Sky


    Paulo Vinicius Figueiredo dos Santos's favorite books »

    Paulo Vinicius's books

    Brasil Cyberpunk 2115: Você não pode ter tudo o que quer
    liked it
    Brasil Cyberpunk 2115: Você não pode ter tudo o que quer
    by Rodrigo Assis Mesquita
    O autor tem ótimas ideias que ele apresentou neste livro. Fiquei curioso porque queria saber mais sobre o seu universo literário. Senti que ele queria mostrar mais, mas o espaço que ele tinha era curto. O ritmo da história é muito corrid...
    Desonra
    liked it
    Desonra
    by J.M. Coetzee
    Uma visão séria e realista sobre a África do Sul pós-apartheid. Coetzee nos apresenta um mundo frio e cruel onde as relações humanas são perpassadas por séculos de ódio. O protagonista é uma pessoa irredimível, mas humano acima de tudo. ...
    When Marnie Was There
    liked it
    When Marnie Was There
    by Joan G. Robinson
    Uma bela história sobre uma menina que se fechava para o mundo. Como ela se fechava, ela não conseguia enxergar as outras pessoas ao seu redor. Apenas com a ajuda de Marnie, Anna consegue finalmente sair de seu casulo e começar a sentir....
    Howl's Moving Castle
    really liked it
    Howl's Moving Castle
    by Diana Wynne Jones
    Um lindo romance sobre uma menina que era velha demais para a sua idade. Velha no sentido de sempre servir aos outros e de nunca pensar em si. Os personagens apresentados por Diana Wynne Jones são memoráveis como Calcifer, Michael, Fanny...
    A Espada de Shannara
    it was ok
    A Espada de Shannara
    by Terry Brooks
    Que sofrimento... consegui finalmente terminar o livro. Terry Brooks consegue construir um universo minimamente interessante e teve sua contribuição para a fantasia contemporânea. Porém, a escrita dele não envelheceu bem. Diferentement...

    goodreads.com

    2018 Reading Challenge

    2018 Reading Challenge
    Paulo Vinicius has read 20 books toward his goal of 100 books.
    hide
    20 of 100 (20%)
    view books

    Parceiros 2018:

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.