Ficcoes Humanas
  • As Ficções
    • Fantasia / Ficcao Cientifica
    • Filmes de animação
    • Quadrinhos/Mangás/Graphic Novels
    • Especial Ghibli
    • Aprendizes Fantasticos
  • As Realidades
    • Debates
  • As Pontes
    • Entrevistas Fantasticas
    • Premiações Literarias
  • Quem Somos
  • Links Especiais
  • Indice

Melhores Leituras do Primeiro Semestre de 2017

1/7/2017

0 Comentários

 
Por Paulo Vinicius F. dos Santos.
Hora de fazer um balanço das melhores leituras feitas neste primeiro semestre. Que livros estarão entre os que receberam avaliação máxima por mim?
Imagem
Essa foi uma tarefa muito complicada. Escolher cinco títulos para compor aquilo que de melhor eu li neste semestre. Meu deus. Tarefa muito complicada. Mas, antes de mais nada queria dividir com vocês os meus números de leitura neste primeiro semestre. Os que já possuem resenha publicada, basta clicar no nome e ser redirecionado!

33 Romances Lidos

Selva Brasil (Roberto de Sousa Causo)
Elantris (Brandon Sanderson)
O Casamento (Nelson Rodrigues)
A Fire Upon the Deep (Vernor Vinge)
Os Antigos (Paulo Mateus)
A Noiva Fantasma (Yangsze Choo)
Tudo que Deixamos para Trás (Maja Lunde)
Estação Perdido (China Miéville)
Atlas de Nuvens (David Mitchell)
Cujo (Stephen King)
Sombra e Ossos (Leigh Bardugo)
Sol e Tormenta (Leigh Bardugo)
Ruína e Ascensão (Leigh Bardugo)
A Inesperada Herança do Inspetor Chopra (Vaseem Khan)
O Nome do Vento (Patrick Rothfuss)
Jardins da Lua (Steven Erikson)
Dragões da Tempestade (Leonardo Reis)
O Duque e Eu (Julia Quinn)
Alameda dos Pesadelos (Karen Alvares)
O Mensageiro das Estrelas (Anderson Assis)
O Mundo de Quatuorian (Cristina Pezel)
Passagem para a Escuridão Parte 1 (Danilo Sarcinelli)
A Rebelde do Deserto (Alwyn Hamilton)
A Fúria e a Aurora (Renee Ahdieh)
Nossos Dias Infinitos (Claire Fuller)
Raízes de Vento e Sangue (Lauro Kociuba)
A Biblioteca Invisível (Genevieve Cogman)
O Esplendor (Alexey Dodsworth)
As Dez Torres de Sangue (Carlos Orsi)
Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui (Brenda Bernsau)
A Canção dos Shenlongs (Diogo Andrade)
Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
O Grande Gatsby (F. Scott Fiztgerald)


Sendo: 13 autores brasileiros, 13 autoras, 1 série fechada, 1 releitura.

Queria fazer este exercício antes de começar a falar sobre o que foi melhor ou pior.

Sem mais delongas, vamos à lista. Não vou colocar em nenhuma ordem de preferência ou do melhor para o menos melhor.


"Atlas de Nuvens" de David Mitchell
Imagem
Ficha Técnica:

Nome: Atlas de Nuvens
Autor: David Mitchell
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Ficção Científica
Tradução: Paulo Henriques Brito
Número de Páginas: 544
Ano de Lançamento: 2016

Sinopse: "Neste que é um dos romances mais importantes da atualidade, David Mitchell combina o gosto pela aventura, o amor pelo quebra-cabeça nabokoviano e o talento para a especulação filosófica e científica na linha de Umberto Eco, Haruki Murakami e Philip K. Dick. Conduzindo o leitor por seis histórias que se conectam no tempo e no espaço — do século XIX no Pacífico ao futuro pós-apocalíptico e tribal no Havaí — Mitchell criou um jogo de matrioskas que explora com maestria questões fundamentais de realidade e identidade."

Comentários: Fiquei com muito medo ao pegar este livro. Isto porque eu havia adorado o filme e estava com bastante ansiedade. Fui surpreendido positivamente: a escrita do Mitchell consegue ser ainda melhor. Alternando entre diversos estilos de escrita o autor envolve o leitor em uma teia de histórias que se entrelaçam formando um contínuo no qual é possível tirar várias relações. Este livro é uma aula de escrita criativa para autores que desejam conhecer formas diferenciadas de compor uma narrativa. De todas a minha favorita é a história que acontece após a destruição da humanidade. É de onde eu retirei a citação para a resenha.

Resenha: http://www.ficcoeshumanas.com/fantasia--ficcao-cientifica/resenha-atlas-de-nuvens-de-david-mitchell


"Jardins da Lua" (O Livro Malazano dos Caídos vol. 1) de Steven Erikson

Imagem
Ficha Técnica:

Nome: Jardins da Lua
Autor: Steven Erikson
Série: O Livro Malazano dos Caídos
Editora: Arqueiro
Gênero: Fantasia
Tradutor: Carol Chiovatto
Número de Páginas: 608
Ano de Lançamento: 2017

Sinopse: Desde pequeno, Ganoes Paran decidiu trocar os privilégios da nobreza malazana por uma vida a serviço do exército imperial. O que o jovem capitão não sabia, porém, era que seu destino acabaria entrelaçado aos desígnios dos deuses, e que ele seria praticamente arremessado ao centro de um dos maiores conflitos que o Império Malazano já tinha visto.

Paran é enviado a Darujhistan, a última entre as Cidades Livres de ¬Genabackis, onde deve assumir o comando dos Queimadores de Pontes, um lendário esquadrão de elite. O local ainda resiste à ocupação malazana e é a joia cobiçada pela imperatriz Laseen, que não está disposta a estancar o derramamento de sangue enquanto não conquistá-lo.

Porém, em pouco tempo fica claro que essa não será uma campanha militar comum: na Cidade do Fogo Azul não está em jogo apenas o futuro do Império Malazano, mas estão envolvidos também deuses ancestrais, criaturas das sombras e uma magia de poder inimaginável.

Em Jardins da lua , Steven Erikson nos apresenta um universo com¬plexo de cenários estonteantes e ações vertiginosas que mostram por que esta é considerada uma das maiores sagas épicas.


Comentários: Mais uma situação complicada para mim. Eu estive envolvido na construção do hype para o lançamento do livro. Fora que eu não gosto de ler livros quando eles são lançados. Prefiro esperar passar a febre. Mas, mesmo assim, lá fui eu para a leitura. E descobri um dos melhores autores all-around que eu conheço até hoje. All-around no sentido de que ele consegue ter uma excelente escrita, construir personagens profundos e compor uma narrativa genial. Simplesmente não tive uma linha para falar mal do autor. Sim, a leitura é difícil no começo. É difícil simplesmente porque o autor respeita o leitor e constrói uma narrativa adulta e que faz com que nós desejemos montar as peças do quebra-cabeças e entender a história como um todo. Muito ansioso pelo segundo.

Resenha: http://www.ficcoeshumanas.com/fantasia--ficcao-cientifica/resenha-jardins-da-lua-o-livro-malazano-dos-caidos-vol-1-de-steven-erikson


"A Fúria e a Aurora" (A Fúria e a Aurora vol. 1) de Renee Ahdieh
Imagem
Ficha Técnica:

Nome: A Fúria e a Aurora
Autora: Renee Ahdieh
Série: A Fúria e a Aurora vol. 1
Editora: Globo Alt
Gênero: Fantasia
Tradutora: Fabienne Mercês
Número de Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2016

Sinopse: Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.

Comentários: A surpresa do ano! Para mim, este livro foi uma descoberta incrível. Não esperava muita coisa quando eu iniciei a leitura ainda mais quando percebi que era baseado na história das Mil e Uma Noites, mas com um tom YA. Mordi minha língua. Que romance sensacional. Nem um pouco meloso, a autora fez uma bela releitura da história em uma pegada mais contemporânea, buscando talvez atrair mais leitores. Um mundo bem criado, um desenvolvimento competente de personagens onde nenhum deles está jogado na trama. Adorei. Recomendadíssimo. E já vou correr atrás do segundo volume.

Resenha: Em breve

"Nossos Dias Infinitos" de Claire Fuller

Imagem
Ficha Técnica:

Nome: Nossos Dias Infinitos
Autora: Claire Fuller
Editora: Morro Branco
Gênero: Romance/Drama
Tradutora: Carolina Selvatici
Número de Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2016

Sinopse: Todos os pais mentem. Mas algumas mentiras são maiores do que as outras. "Datas só nos fazem perceber quão finitos nossos dias são, quão mais perto da morte ficamos a cada dia que passa. De agora em diante, Punzel, vamos viver seguindo o sol e as estações". Ele me pegou no colo e me girou, rindo. "Nossos dias serão infinitos". Com aquela última marca, o tempo parou para nós em 20 de agosto de 1976".Peggy tinha oito anos quando seu pai a levou para viver em uma remota cabana no meio de uma floresta europeia. Lá ele lhe disse que sua mãe e todas as outras pessoas do mundo morreram. Agora eles precisam viver da terra e sobreviver ao rigoroso inverno. Mas até quando a pequena Peggy vai acreditar na história de seu pai? Até quando você pode ficar são, quando o mundo está perdido? O que acontece quando você para de crer em tudo?

Comentários: Alguns livros nós lemos para nos divertir. Outros apresentam enigmas que nos impelem adiante. Mas, existem alguns que fazem você parar e refletir a respeito de tudo. Nossos Dias Infinitos é um soco no estômago do leitor. Uma narrativa contada por uma jovem menina que é levada pelo seu pai para o interior da Baviera e passa a viver da terra. Um livro que mostra até onde vai uma mentira. No final da leitura, nos sentimos enojados com o pai de Peggy. Por tudo aquilo que ela passa durante a narrativa. E eu passei a enxergar violência contra uma outra pessoa a partir de uma nova perspectiva. A do coração. A da psiquê.

Resenha: http://www.ficcoeshumanas.com/fantasia--ficcao-cientifica/resenha-nossos-dias-infinitos-de-claire-fuller


"Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui" de Brenda Bernsau
Imagem
Ficha Técnica:

Nome: Sophia, Alexia e o Mundo Além Daqui
Autora: Brenda Bernsau
Editora: Jaguatirica
Gênero: Fantasia
Número de Páginas: 298
Ano de Lançamento: 2016

Sinopse: Uma caixinha de música quebrada. Foi o que Sophia e Alexia, duas crianças que vivem em um vilarejo afastado, herdaram da avó que as criou. Isso, e o forte vínculo que uma criou pela outra. O objeto, que inicialmente parecia inútil, mostra ser possuidor de grandes poderes quando as crianças conhecem Prisca, uma desconhecida irmã da falecida avó. Através da magia da caixinha, ambas são transportadas para um mundo onde há dois sóis, criaturas fantásticas de todas as espécies e uma natureza impensável. No entanto, as irmãs acabam sendo separadas por forças maiores e, tendo de sobreviver uma sem a outra, elas enfrentam numerosos desafios. Sophia acaba por ser amaldiçoada, enquanto que Alexia perde a memória. E, para agravar ainda mais a situação, o mundo maravilhoso está em colapso. Agora, apenas se superando, contando com a ajuda de bons amigos, do curiosíssimo Prometeu e do legado deixado pela avó, as irmãs poderão salvar a si mesmas e ao Mundo além daqui.

Comentários: Este é um daqueles livros tão bacanas que você indica para aquelas pessoas que querem começar a navegar pelo mundo dos livros. A autora consegue escrever com uma delicadeza que vemos pouco nos dias de hoje. Este é um livro que fala de amizade e do amor entre irmãs. Não tem nada que eu possa indicar que não seja tão puro e tão honesto quanto isso. Fora que ela brinca com um bestiário de criaturas saídas dos mais diversos mitos. Mostrando que elas podem conviver em um mesmo espaço. Basta querer.

Resenha: Em breve


"A Biblioteca Invisível" (A Biblioteca Invisível vol. 1) de Genevieve Cogman
Imagem
Ficha Técnica:

Nome: A Biblioteca Invisível
Autora: Genevieve Cogman
Série: A Biblioteca Invisível vol. 1
Editora: Morro Branco
Gênero: Fantasia
Tradutora: Regiane Winarski
Número de Páginas: 368
Ano de Lançamento: 2016

Sinopse: Irene é uma espiã profissional da misteriosa Biblioteca, uma obscura organização que existe fora do tempo e espaço e que coleciona livros e manuscritos de diferentes realidades. E junto com seu enigmático assistente Kai, ela é enviada para uma Londres alternativa com a missão de recuperar um perigoso livro. Mas quando eles chegam, ele já foi roubado. As principais facções do submundo londrino estão prontas para lutar até a morte para achar este mesmo livro, e tudo é imensamente dificultado pelo f ato de que o mundo está infestado pelo Caos - as leis da natureza foram distorcidas para permitir a existência de criaturas sobrenaturais e mágicas imprevisíveis. Enquanto seu novo assistente guarda seus próprios segredos, Irene logo se vê envolvida e m uma aventura repleta de perigo, pistas e sociedades secretas, onde a natureza da própria realidade está em perigo e falhar não é uma opção.

Comentários: Este é um daqueles livros que você lê desejando se divertir. E eu tinha acabado de terminar uma leitura tensa e precisava me descontrair. E não é que o timing para a leitura desta obra de Genevieve Cogman foi perfeito? Uma aventura em alta velocidade que te leva por uma Inglaterra que é a nossa e ao mesmo tempo não é. Fora que Irene é uma fantástica protagonista feminina: frágil, decidida e na maior parte das vezes no controle. Mas, não deixa de ser feminina. Falta isso em alguns livros de fantasia. Sobra aqui neste romance.

Resenha: Em breve.


"O Esplendor" de Alexey Dodsworth

Imagem
Ficha Técnica:

Nome: O Esplendor
Autor: Alexey Dodsworth
Editora: Draco
Gênero: Ficção Científica
Número de Páginas: 404
Ano de Lançamento: 2016

Sinopse: Aphriké é o nome de um planeta fadado à luz interminável. Um planeta considerado o único do universo, e habitado por uma raça telepática que desconhece o sono, o sonho e a privacidade. Convictos da eternidade de seu mundo, os aphrikeianos não desconfiam que tudo foi criado por R’av, um ser com poderes cósmicos e obcecado pela ideia de perfeição.

Mas mesmo um deus pode errar. Sobretudo se for um deus aprendiz e que desconhece o que realmente é.

Aprisionados a uma maldição alardeada por bárbaros liderados pela feroz Lah-Ura, os aphrikeianos nem desconfiam que seu paraíso está prestes a ser arruinado. Até que nasce uma aberração: um menino capaz de dormir. Uma pessoa capaz de, através dos sonhos, entrar em contato com Outromundo, um planeta como Aphriké, mas iluminado por um único sol amarelo. Considerado deficiente, este menino precisará se unir à letal Lah-Ura para, juntos, revelarem a verdade oculta da criação de Aphriké. Uma verdade que a luz esconde, mas que a escuridão revelará.


Comentários: Hard Sci Fi!!!! Muitas vezes reclamamos que não tem livros nacionais com essa pegada mais hardcore da ficção científica. Como assim não tem??? Tem sim. E eu já havia comentado de Guerra Justa e agora trouxe outro para vocês. O Esplendor é um daqueles livros que vai fritar sua cabeça com todos os altos conceitos trabalhados ao longo de quatrocentas páginas. Eu tinha todo o tipo de ideias malucas tentando prever aonde o autor queria chegar. Quase sempre eu errava e ele me surpreendia com algo ainda mais brilhante que eu não havia pensado. Virei fã do autor. Quero ler tudo. Cara, há quanto tempo eu não via algo bom assim. E por que as pessoas não conhecem o trabalho dele? Como é possível? Gente, façam-me um favor: leiam a resenha e comprem o livro ou o ebook. Sério. Sejam felizes.

Resenha: http://www.ficcoeshumanas.com/fantasia--ficcao-cientifica/resenha-o-esplendor-de-alexey-dodsworth


"A Canção dos Shenlongs" de Diogo Andrade
Imagem
Ficha Técnica:

Nome: A Canção dos Shenlongs
Autor: Diogo Andrade
Editora: Autopublicado
Gênero: Fantasia
Número de Páginas: 83
Ano de Lançamento: 2016

Sinopse: Os tempos mudaram. A ascensão do Império de Housai obrigou os monges guerreiros shenlongs a se isolarem cada vez mais. Com o passar dos anos, os Quatro Templos sagrados se tornaram seu último refúgio. Os Antigos se foram. Seus descendentes desapareceram. Aqueles que resistem à nova ordem estão enfraquecidos.

Por mais de mil anos, o Templo da Montanha, Shanjin, se manteve firme em Linshen. E para Mu, Shanjin é sua casa. Chegou ao templo ainda criança junto de seu irmão, Ruk. E, quando Ruk é expulso da ordem monástica, Mu vive o conflito entre a dor da perda e se manter como um shenlong, fiel aos ensinamentos e o caminho de retidão.

Os problemas se agravam quando um espadachim misterioso traz a notícia da grande ameaça que pode abalar os Quatro Templos. O exílio não durará. Agora, os shenlongs de Shanjin devem reforçar suas defesas e se preparar para o combate. Pois, desta vez, nem a Barreira será suficiente para protegê-los.

Em a Canção dos Shenlongs, Diogo Andrade introduz um universo ficcional elaborado com suas próprias regras, leis, deuses, religiões e relações de poder, que transportam o leitor para uma realidade de grande imaginação.

Comentários: Ué, por que um livro que você resenhou anteriormente está aqui? Simples, eu reli. Reli tentando pegar novos elementos da história. No momento em que eu li estava em uma hora errada para ler ou as estrelas não se alinharam. Percebam como a leitura tem a ver com o momento pessoal do leitor. Dessa vez fiz uma leitura mais atenta e cuidadosa e pude perceber vários detalhes de escrita e de enredo. Minha segunda leitura foi muito mais profunda e recompensadora. Para quem não acredita nisso, experimentem pegar novamente qualquer livro: agora que você já conhece a história, várias novas camadas se abrem para você.

Resenha: Em breve

0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Anteriores

    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015

    Pré 2015 Ficções Humanas
    Pré 2015 Oceano de Histórias
     

      Receba nossa Newsletter

      (semanal, com o resumo das publicações do site)
    Participar

    Feed RSS

    Parcerias

    Imagem
    Imagem
Powered by
✕