Ficcoes Humanas
  • As Ficções
    • Fantasia / Ficcao Cientifica
    • Filmes de animação
    • Quadrinhos/Mangás/Graphic Novels
    • Especial Ghibli
    • Aprendizes Fantasticos
  • As Realidades
    • Debates
  • As Pontes
    • Entrevistas Fantasticas
    • Premiações Literarias
  • Quem Somos
  • Links Especiais
  • Indice

As melhores leituras da Draco em 2017

30/12/2017

0 Comentários

 
Por Paulo Vinicius F. dos Santos.
Hora de comentarmos quais foram os melhores romances que eu li da Draco em 2017. Títulos premiados, séries fantásticas (literalmente) e muitas surpresas nessa lista.
Imagem
A Draco é nossa parceira já desde o primeiro ano de existência do blog. A cada ano que passa eles se tornam mais presentes na nossa programação, principalmente agora que estamos mais antenados na literatura fantástica nacional. Mas, olhando as minhas leituras de 2017, admito que li muito menos do que eu desejava da editora. Mesmo assim, o pouco que eu li foi de altíssima qualidade. Tive também a oportunidade de conhecer muitas pessoas bacanas da editora na Bienal do RJ como a Karen Alvares, a Melissa de Sá, o Eduardo Kasse, o João Beraldo, o Gerson Lodi-Ribeiro, a Aya Imaeda e até mesmo o editor Erick Sama. A editora já se tornou a minha queridinha e em 2018 pretendo dar um foco maior aos romances que eles publicaram. Tenho muita coisa por ler.

"O Castelo das Águias" (Athelgard vol. 1) de Ana Lúcia Merege
Imagem
Ficha Técnica:

Nome: O Castelo das Águias
Autora: Ana Lúcia Merege
Série: Athelgard vol. 1
Gênero: Fantasia
Número de Páginas: 192
Ano de Publicação: 2011

Sinopse: O Castelo das Águias, romance fantástico de Ana Lúcia Merege, é um lugar especial. Localizado nas Terras Férteis de Athelgard, região habitada por homens e elfos, abriga uma surpreendente Escola de Magia, onde os aprendizes devem se iniciar nas artes dos bardos e dos saltimbancos antes de qualquer encanto ou ritual. Apesar de sua juventude, Anna de Bryke aceita o desafio de se tornar a nova Mestra de Sagas do Castelo. Aprende os princípios da Magia da Forma e do Pensamento e tem a oportunidade de conhecer pessoas como o idealizador da Escola, Mestre Camdell; Urien, o professor de Música; Lara, uma maga frágil e enigmática, e o austero Kieran de Scyllix, o guardião das águias que mantêm um forte elo místico com os moradores do Castelo. Enquanto se habitua à nova vida e descobre em Kieran um poço de sentimentos confusos e turbulentos, uma exigência do Conselho de Guerra das Terras Férteis põe em risco a vida e a liberdade das águias. Com o apoio de Kieran, Anna lutará para preservá-las , desvendando uma trama de conspiração e segredos que envolvem importantes magos do Castelo.

Link da Resenha: goo.gl/QUTS8N

Comentários: Finalmente conheci a série escrita por Ana Lúcia Merege. Devia isso à autora e para mim mesmo. E não me arrependi. Mais do que uma escritora, Ana Lúcia é uma contadora de histórias assim como a protagonista do livro. Ela cria neste primeiro livro um mundo detalhado, uma proposta baseada em histórias clássicas de fantasia e personagens muito cativantes. A riqueza da escrita da autora é nítida nas linhas que se sucedem e ao final da narrativa a gente se interessa completamente pelos personagens. Estamos investidos na história e nos personagens. Nos importamos com o que vai acontecer a eles.

"As Dez Torres de Sangue" de Carlos Orsi

Imagem
Ficha Técnica:

Nome: As Dez Torres de Sangue
Autor: Carlos Orsi
Gênero: Fantasia
Número de Páginas: 96
Ano de Publicação: 2012

Sinopse: Nas profundezas do Saara fica Antares, o Olho do Escorpião, a Cidade das Dez Torres, para onde foram exilados os sultões da primeira raça humana criada por Alá, homens primordiais de grande estatura e crueldade que desafiaram seu Criador e que estão na raiz das lendas que mantêm os bravos beduínos do deserto acordados e com medo à noite. Para Antares se dirigem Suleiman Ibn Batil e sua refém, a nobre Dona Teresa. Ele tem dívida de sangue que só pode ser paga com a destruição total da fortaleza maligna. Ela apenas deseja escapar – do deserto, de Suleiman, dos desígnios da própria família. Em As Dez Torres de Sangue, novela do autor e organizador veterano Carlos Orsi, descubra uma aventura entre os mistérios da Cabala e as intrigas do Império Português da Era dos Descobrimentos. Armados apenas com espadas afiadas e a própria coragem, os Suleiman e Dona Teresa enfrentam monstros, estátuas vivas e outras criaturas fantásticas em busca do segredo que levará à derrocada final das Dez Torres.

Link da Resenha: goo.gl/6UUJvs

Comentários: Já havia ficado impressionado com a escrita de Carlos Orsi em Guerra Justa e aqui sou apresentado a uma pegada bem diferente do autor. Gostei do cenário que ele usou e a maneira como ele conduz os personagens até onde deseja. A história é bem mais profunda do que aparenta inicialmente. Mesmo sendo uma novella, existe muito conteúdo a ser explorado ao longo da narrativa. Além do mais, gostei do fato de o autor ter feito a história fechada em si. Ela se encaixa muito bem nessa característica. Porém, admito que Guerra Justa continua a ser o meu favorito.

"O Esplendor" de Alexey Dodsworth
Imagem
Ficha Técnica:

Nome: O Esplendor
Autor: Alexey Dodsworth
Gênero: Ficção Científica
Número de Páginas: 404
Ano de Publicação: 2016

Sinopse: A luz esconde. A escuridão revela.

Aphriké é o nome de um planeta fadado à luz interminável. Um planeta considerado o único do universo, e habitado por uma raça telepática que desconhece o sono, o sonho e a privacidade. Convictos da eternidade de seu mundo, os aphrikeianos não desconfiam que tudo foi criado por R’av, um ser com poderes cósmicos e obcecado pela ideia de perfeição.

Mas mesmo um deus pode errar. Sobretudo se for um deus aprendiz e que desconhece o que realmente é.

Aprisionados a uma maldição alardeada por bárbaros liderados pela feroz Lah-Ura, os aphrikeianos nem desconfiam que seu paraíso está prestes a ser arruinado. Até que nasce uma aberração: um menino capaz de dormir. Uma pessoa capaz de, através dos sonhos, entrar em contato com Outromundo, um planeta como Aphriké, mas iluminado por um único sol amarelo. Considerado deficiente, este menino precisará se unir à letal Lah-Ura para, juntos, revelarem a verdade oculta da criação de Aphriké. Uma verdade que a luz esconde, mas que a escuridão revelará.

O Esplendor é um romance imaginativo e envolvente de Alexey Dodsworth. Quando a luz oculta a verdade, só um mergulho aos sonhos pode iluminar o mundo que nunca se apaga.

Link da Resenha: goo.gl/KFGWCG

Comentários: É claro que o vencedor do Prêmio Argos 2017 estaria aqui. Ainda mais porque eu fui um dos primeiros a ter o prazer de ter uma resenha publicada sobre este livro na internet. E que livro, minha gente! Ficção científica da melhor qualidade: altas ideias, ambientação exótica, personagens com relações que podem ser associadas à humanidade. O que o Alexey criou nessa história é algo épico. Conseguiu surpreender a gente com uma raça alienígena muito diferente que se comunica através da telepatia de uma forma não convencional e cujos dissidentes colocam elementos muito curiosos. Razão ou emoção? Coletividade ou individualidade? Se você é fã de ficção científica, precisa urgentemente ler essa obra de arte.
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Anteriores

    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015

    Pré 2015 Ficções Humanas
    Pré 2015 Oceano de Histórias
     

      Receba nossa Newsletter

      (semanal, com o resumo das publicações do site)
    Participar

    Feed RSS

    Parcerias

    Imagem
    Imagem
    Imagem
    Imagem
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.